🛠️🧰 Dicas para organizar as suas ferramentas

  Um ambiente de trabalho limpo e organizado é fundamental para trabalhar com eficiência e qualidade. No dia a dia de produção muitas são as ferramentas utilizadas, e a sua correta identificação e organização é fundamental para a otimização do processo produtivo. 

 

  Apesar de manter a organização das nossas oficinas não ser a tarefa mais fácil do mundo, quando se consegue uma correta identificação e organização das ferramentas e materiais utilizados a rapidez e eficiência do trabalho aumenta substancialmente. 

  Vamos deixar aqui algumas dicas que o vão ajudar a manter tudo corretamente organizado:

  1) Painéis são práticos e utéis 

  Um dos maiores aliados na hora de organizar ferramentas, são os painéis perfurados. Com ajuda de ganchos, estes permitem a visualização de todas as ferramentas na parede. Uma outra forma de colocar as ferramentas é através de imans colocados na parte de trás destas e outro na própria parede ou painel. 

  2) Crie categorias

  Separe as suas ferramentas por categoria. Ou ainda por tamanho e finalidade. Exemplo: Ferramentas manuais: Aperto, Corte, Medição, Pancada, etc. Ferramentas Elétricas: Berbequins, Aparafusadoras, Martelos, Rebarbadoras, etc. Para o ajudar poderá consultar a nossa página inicial, e guiar-se pelas nossas categorias. 

  3) Liberte-se dos monos

  Separadas as ferramentas por categoria, tamanho e funcionalidade, é agora de se libertar daquelas ferramentas velhas e com pouco uso. Esta é a melhor forma para criar espaço na sua área de trabalho para dar lugar a novas ferramentas. Por vezes temos ferramentas com a mesma função ou desatualizadas, não tenha medo de as largar. 

  4) Escolha o local certo 

   Definir o local certo é uma dica fundamental, pensando na rotina de trabalho diário. Deixe as ferramentas que mais usa próximas mais perto de você e as que menos usa, em lugares mais altos. 

  5) Malas de Ferramentas

  Uma das formas mais eficazes de guardar as ferramentas do dia a dia, são as famosas caixas ou malas de ferramentas.  Aqui os todos os compartimentos já vem adaptados para receber as ferramentas. No que toca a ferramentas elétricas, uma das melhores opções são os kits de Máquinas. Ideal se está a precisar de renovar as suas ferramentas,  uma excelente alternativa de economizar dinheiro, e atualizar seu stock de ferramentas.  

  6) Identificação

  Esta alternativa é ideal quando são vários funcionários no mesmo local de trabalho. Etiquete as ferramentas de acordo com o utilizador. 

 

Tudo isto irá permitir-lhe:

 - Maior rapidez na localização da ferramenta, facilitando o trbalho; 

 - Menos chances de ganhar ferrugem; 

 - Menos chances de perder ou estragar ferramentas e máquinas

 


Email