🔧⌚ Ferramentas Manuais: como aumentar o tempo de vida

  As ferramentas manuais são um dos principais aliados de vários profissionais no seu dia a dia. São fundamentais para a realização para pequenas reparações, bem como para o trabalho em grandes trabalhos. A sua utilização inadequada ou falta de manutenção pode conduzir a um ciclo de vida muito curto.

 

  A maioria das ferramentas possui um tempo útil de uso bastante extenso, porém, em alguns casos, mais cedo ou  mais tarde os primeiros sinais de ferrugem começam a aparecer. Noutros casos com a falta de cuidados básicos algumas ferramentas estraguem-se mais rápido, seja pela forma como estão sendo usadas ou pelo local onde são guardadas.

  Confira abaixo as nossas 3 dicas fundamentais para prolongar a vida útil das suas ferramentas:  

  •  Assim a nossa primeira dica é que aplique um pouco de WD40 a cada 2 meses e remover o excesso com um pano após alguns minutos, em vez de fazer a limpeza com água. O mesmo produto serve para limpar ferrugens leves. Quando estiverem sujas, as partes metálicas podem ser limpas com graxa ou vaselina.

 

  •  A segunda dica, é guardar as ferramentas em locais secos, de preferência numa caixa especifica, à temperatura ambiente para evitar humidade. Pode colocar pedaços de giz na sua caixa de ferramentas, este absorve o excesso de humidade e evita a formação de ferrugem.

 

  • Use a ferramenta apenas para a função para a qual foi criada. Esta pode ser a dica mais óbvia de todas, mas não é incomum, na pressa, martelar um prego com alicate ou soltar um parafuso com a ponta de uma faca. Este tipo de usos aumenta as possibilidades de danificar o equipamento, além de colocar em risco quem o utilizador. 

 

  •  Organize as suas ferramentas. , separe as ferramentas por setor, por tipo e, se possível, por necessidade de uso. Isso proporcionará mais agilidade na hora de procurá-las. Poderá separar as ferramentas de pancada, corte, aperto, medição entre outras.

 

  Use as malas, caixas e armários de ferramentas para organizar e separar ferramentas de materiais diferentes. Desta forma evita que se percam ferramentas, que se oxidem pelo contacto dos diferentes materiais. Na oficina utilize painéis perfurados que, com a ajuda de ganchos, facilitam a visualização de todas as ferramentas na parede. Poderá colocar um painel do tamanho ideal para o seu ambiente, possibilitando o encaixe principalmente de ferramentas menores.


Email