Lavadoras de alta pressão - Como escolher a sua

Lavadoras de alta pressão - Como escolher a sua

As lavadoras de alta pressão são uma ferramenta essencial para limpeza do exterior da sua casa ou empresa e ainda veículos. Mas como escolher uma lavadora de alta pressão? Veja abaixo dicas para escolher a sua! 

 

O porquê da necessidade de uma Lavadora de alta pressão  

As lavadoras de alta pressão são a solução ideal para agilizar as mais diversas tarefas de limpeza, permitem lavar pavimentos e carros mais depressa e melhor do que usando balde, esponja e mangueira. As lavadoras de pressão são capazes de oferecer uma limpeza quase perfeita, eliminando até a sujidade mais difícil. 

 

Como escolher a solução ideal para a minha situação 

Antes de partir para as dicas, é importante você analisar três coisas: o tipo de sujidade, o tamanho da área e a frequência de uso. Independente da lavadora de alta pressão ser usada em casa ou empresa, deve investir tempo analisar como ela será usada. 

 

Defina a pressão certa 

pressão (medida em bar) indica qual a força da água lançada pela máquina. Máquinas de baixa pressão são mais indicadas para uso doméstico. Quem precisa de uma lavadora para enfrentar sujidades mais difíceis, deve procurar uma maior pressão. não adianta exagerar na pressão da sua lavadora, pois pressão demais causa danos. Nos pisos, por exemplo, a pressão excessiva pode remover rejuntes. Nas paredes pode descamar a pintura, e nos carros pode até arrancar borrachas e emblemas. 

 

Qual vazão necessária 

Outra característica importante, a vazão informa qual a quantidade de água que sai da máquina, a cada hora. Importante notar que a vazão faz diferença no tamanho da área que se pretende limpar. 

Um equipamento de pressão com alta vazão consegue limpar áreas maiores, porém com sujidades mais leves, gastando mais água.  

 

Potência da lavadora 

potência da lavadora não tem a ver, necessariamente, com a força do jato da água. Nesse caso, estamos a falar do consumo de energia. 

Se a lavadora for usada por períodos longos, a potência vai fazer a diferença na sua conta de luz. Compare os modelos para encontrar aqueles de menor potência em relação à pressão. 

 

Os motores 

Os mais populares são:  

Motor elétrico – Ideal para limpeza comum, em lugares que não precisam de muita potência ou muita quantidade de água por minuto. Alguns modelos desligam o motor da lavadora quando o gatilho da pistola é liberado, reduzindo bastante o consumo de energia. 

Motor a gasolina – As lavadoras com motor a gasolina são a melhor escolha para fazer limpeza em lugares onde não há energia, como em obras. 

 

Acessórios 

Alguns acessórios podem fazer a diferença, e aumentam a versatilidade da sua lavadora. Fique atento aos diversos acessórios que podem acompanhar o modelo da lavadora 

 

As características ideais para cada situação:  

- Para lavar uma bicicleta ou algumas cadeiras de jardim, uma lavadora de 100 a 120 bar de pressão e 300 l/h (5 l/mn) é suficiente. 

- Para lavar um automóvel ou um pequeno terraço, escolha um modelo com um débito de cerca 400 l/h (6,5 L/mn) e com uma pressão de 120 a 140 bar para o automóvel. 

- Para renovar toda a fachada de uma casa ou um grande terraço, a escolha deverá recair numa lavadora de pressão superior a 140 bar e com um débito mínimo de 500 l/h (8,3 l/mn).

- Caso deseje retirar gordura de um motor, do chão de uma garagem ou outro, escolha uma lavadora de alta pressão que produza água quente. 

 

 

Cuidados a ter para uma utilização segura: 

- Ligue a máquina à corrente a uma distância razoável da área a limpar, para evitar que os jatos de água entrem em contacto com a eletricidade. 

- Quando ligar o aparelho, segure a pistola com as duas mãos. 

- Nunca se deve dirigir o jato na direção de pessoas ou animais. 

- Na limpeza do carro, use a pistola simples e uma esponja macia, já que o jato rotativo é muito agressivo e pode danificar a tinta. 

- Atenção à posição dos pés ao lavar o chão. 

 

É importante a reflexão sobre quais as suas necessidades, o trabalho que pretende efetuar e qual a lavadora que se adapta à mesma. Só assim conseguirá encontrar a solução ideal.  

 

Confira aqui as nossas soluções.