Previous Next

Como escolher o gerador ideal. Guia de compra

Veja como escolher o gerador ideal.

Para escolher corretamente um Gerador Portátil, você deve prestar atenção, principalmente, em três pontos:

- Uso. Decida qual o tipo de uso: Stand By, contínuo ou uso temporário;

- Tensão. Monofásico ou trifásico;

- Potência. Determine a quantidade de energia que você precisa para os itens que deseja utilizar.

Como faço para determinar o tamanho do gerador que eu preciso?

As dimensões do gerador estão estritamente relacionadas com a quantidade de energia que eles podem fornecer. Para determinar o tamanho certo, adicione os watts totais de todas as luzes, aparelhos, ferramentas ou outro equipamento que você gostaria de conectar simultaneamente ao gerador. Ter a potência de cada dispositivo que irá ligar/usar é crucial para calcular a potência necessária. Normalmente, você encontrará esta informação na placa de identificação ou no manual do de cada produto.

 

O que é um Gerador Inverter?

Um Gerador Inverter produz energia de corrente contínua e depois a converte em energia de corrente alternada, usando eletrônica digital. Isso resulta em uma potência mais consistente e de qualidade superior, que é mais segura e confiável para alimentar equipamentos e eletrônicos delicados com microprocessadores, como computadores, televisores, dispositivos digitais e celulares.

Os Geradores Inverter são mais silenciosos e leves do que os geradores convencionais da mesma potência.

 

Como faço para ligar um gerador?

Por favor, tome precauções de segurança ao ligar um Gerador Portátil. É importante não ligar geradores dentro de casa, garagem ou qualquer espaço fechado.

 

Antes da primeira ignição, recomendamos que consulte o manual de instruções e manutenção e proceda da seguinte forma:

- Coloque o óleo no motor

- Encha o tanque com o tipo de combustível indicado

- Puxe a alavanca do afogador

- Puxe a partida retrátil para dar partida no motor (Somente para os modelos com partida elétrica é necessário conectar a bateria antes de girar a chave)

 

Como desligo o gerador?

A primeira coisa que você precisa fazer é desligar todas as ferramentas e aparelhos conectados a ele e deixar o gerador funcionar por alguns minutos para esfriar. Você deve então parar o Grupo Gerador pressionando o botão Iniciar/Ligar/Desligar na posição OFF e depois fechar a válvula de combustível.

 

O que faz um Quadro de Transferência Automática (QTA)? Preciso de um?

Um Quadro de Transferência Automática é um dispositivo que conecta seu gerador de forma segura a eletricidade dentro de sua casa ou seu negócio comercial. O Quadro de Transferência Automática fornece um método fácil e eficaz de transferir energia de uma fonte padrão (ou seja, rede elétrica) para o gerador, quando a fonte padrão falhar. Quando a fonte padrão é restaurada, os Comutadores de Transferência Automática retornam à fonte padrão e desligam o gerador. QTA são frequentemente usados em ambientes onde a demanda de energia é grande, como em data centers, fábricas, redes de telecomunicações e assim por diante.

 

Os Geradores Portáteis fazem barulho?

Os Geradores Portáteis oferecem diferentes tipos de níveis de ruído. Podem variar de modelo para modelo.

 

Com que frequência devo substituir o óleo do motor? Que tipo de óleo é recomendado?

Depende de quanto tempo o gerador funcionará. No manual de instruções e manutenção, você encontrará instruções específicas sobre o motor. De qualquer forma, é aconselhável alterar o óleo pelo menos uma vez ao ano.

Tabela de conversão de Watts em KVA

A título de exemplo, máquinas electroprotáteis (berbequins, rebarbadoras, lixadoras, pistolas de pintura) terão um consumo máximo de arranque de 1500W. Já motores elétricos monofásicos (lavadoras de alta pressão, motobombas) têm um consumo máximo de arranque de 3000W.